segunda-feira, 21 de julho de 2014

Principais Medidas da Cozinha

Nesse esquema abaixo, são mostrados os principais "setores" de uma cozinha.







  • O ideal é que a geladeira seja acessada sem precisar passar pelo fogão, especialmente em casas com crianças.
  • A área entre a cuba e o fogão é a mais utilizada para preparo de alimentos. O espaço ideal é entre 0,90m e 1,20m. 
  • A geladeira deve ficar próximo, mas não ao lado do fogão, já que o calor do fogão dificulta o bom funcionamento da geladeira .
  • Uma bancada ou mesa próximo à geladeira facilita o manuseio dos itens retirados e guardados. Lembrem-se de conferir se a geladeira abre para o lado da bancada ou se tem porta reversível.
  • Sempre que possível, opte por dispôr a pia próximo à janela, para aproveitar a luminosidade (e a vista, quem sabe ;)
  • Equipamentos como o forno de microondas e outros acessórios delicados não devem ficar ao lado do fogão, porque acabam ficando cheios de gordura.
  • Para facilitar a dinâmica durante o preparo de alimentos, as gavetas com talheres e utensílios e o porta temperos devem ficar próximo do fogão.
  • Porta pano de pratos e lixeira devem ficar próximo da pia.
  • Geladeiras e alguns eletrodomésticos de embutir precisam de espaço para ventilação. Não se esqueça de consultar o manual desses equipamentos antes de planejar milimetricamente os armários. (Por isso é importante já ter definido os modelos antes de fechar o projeto com um marceneiro ou uma loja de planejados.)








Quando a gente tem espaço, fica bem mais fácil ter divisões como essa, super funcionais, higiênicas e práticas. Mas espaço está ficando cada vez mais raro e caro.
Então outras distribuições podem se encaixar melhor nas casinhas e apertamentos dos blogueirinhos mais humildes.



As imagens referenciam o famoso triângulo de trabalho geladeira-pia-fogão. A ideia é sempre levar em conta que todo o funcionamento da cozinha está baseado no uso da pia, e deve-se planejar a disposição dos móveis e eletrodomésticos de forma a minimizar a distância a ser percorrida entre os vértices do triângulo (geladeira, pia e fogão).
Algumas outras considerações importantes sobre a disposição das coisas:


    Mas nem só de boa distribuição vive uma cozinha. É importante levar em consideração algumas medidas mínimas para garantir o conforto dos chefs. (Cof! Cof!)

    Começando pela bancada da pia, a largura ideal é entre 60cm e 65cm e a altura, 85cm a 90cm. Essa última depende muito da altura do usuário, mas só funciona levar isso em consideração em uma casa de solteiro, certo? 
    Se é o seu caso:

    É importante lembrar que uma máquina de lavar louça pode exigir alguns centímetros a mais na altura da bancada. 93cm pode ser um tamanho legal, mas é bom checar antes.

    Para quem optar por usar soco de alvenaria embaixo dos módulos inferiores do armário, um recuo de 10cm é o mínimo para encaixar o pé enquanto estiver usando a bancada. Para quem não usar, os armários devem ficar no mínimo 8cm acima do chão, para não dificultar demais a limpeza.

    Tenho lido muitas recomendações de que os módulos superiores devem ficar, em média, 60cm acima da bancada, apesar de não condizer com a figura. O importante é que fique na altura dos olhos (1,50m do chão), para que o usuário veja o que há dentro. 

    Como citado antes, distância ideal entre cuba e fogão:

    Para não passar aperto:
    - Distância mínima para passagem de uma pessoa: 60cm. 
    - Distância mínima para uma pessoa agachar: 76cm. 
    - Distância mínima para passagem de duas pessoas: 120cm. 
    - Para as cozinhas em configuração paralela, deixar, no mínimo, 120cm de vão entre as 2 fileiras de móveis.

    Para bancadas de cozinha americana, recomenda-se 1,00m a 1,10m de altura. Mas isso vai variar de acordo com as banquetas escolhidas, não esquecendo de considerar o espaço ocupado pelo acabamento (saia, por exemplo).

    A largura ideal para o tampo é de 45cm. Para o comprimento, deve-se levar em conta que cada pessoa ocupa entre 60cm e 70cm, e que é bom deixar uma folga mínima de 20cm nas laterais, principalmente se a bancada for fechada de um dos lados, para não dificultar demais o senta-e-levanta.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário