quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

As metragens mínimas de uma planta para uma casa funcional e confortável

Para que o cotidiano em uma casa possa funcionar bem, com conforto e sem trabalho para o morador, no momento do planejamento e da construção algumas medidas e distâncias dos ambientes e dos itens que neles estão devem ser levados em conta.
Assim, quem habitará o projeto final deverá conseguir transitar livremente, sem apertos e maiores dificuldades, seja no dia-a-dia ou até quando outras pessoas estiverem por ali.

Por isso existem algumas metragens mínimas que vão garantir este conforto dentro dos ambientes de uma casa, considerando ainda o posicionamento e dimensões de móveis e outros itens de interiores.
As ilustrações foram retiradas do site casa.com.br e baseadas nas informações fornecidas pelos arquitetos Elisa Gontijo e Roberto Negrete e do livro Las Dimensiones Humanas en los Espacios Interiores, de Julius Panero e Martín Zelnik.
Elas mostram portas de 80 cm de largura, medida que permite a passagem de cadeirantes, mas em imóveis prontos as passagens são geralmente 70 cm em quartos e 60 cm em banheiros.
A seguir se encontram os layouts de quatro cômodos que tomaram como base móveis e eletrodomésticos de tamanho padrão.
_Salas
As metragens mínimas de uma planta para uma casa funcional e confortável
#Circulação: a medida que garante que uma pessoa transite confortavelmente é de 60 cm, então tente mantê-la em todos os espaços de passagem.
#Portas: a porta principal cortuma ser a mais larga da casa, com 80 cm, o que torna fundamental deixar o ângulo da abertura desimpedido. Mas caso esta porta seja de correr, o espaço estará livre.
#Jantar: para economizar espaço uma dica é encostar uma das menores laterais na parede. Mesmo que um assento seja perdido, muito espaço para circulação será recebido em troca.
Para que as cadeiras possam se movimentar livremente ao alguém se sentar ou se levantar deixe novamente 60 cm de distância entre o item e a parede. Caso as cadeiras tenham braços, aumente a distância em 20 cm.
Já cadeiras que ficam de costas para um espaço de circulação para outros ambientes devem estar a 80 cm de distância, para que possa movimentá-las e ainda deixar espaço suficiente para circular.
#Estar: se for desejável que haja uma mesa de centro entre o sofá e a televisão, terá que se abrir mão dos 60 cm recomendados. Entre a mesa de centro e o sofá, a distância mínima será de 40 cm, o que dificultará um pouco mais a circulação.
Se o rack da televisão possuir gavetas, deverá haver um espaço de 50 cm entre o móvel e a mesa.
O sofá deverá estar a 10 cm da parede, o que é suficiente para abrigar a cortina.

_Cozinha
Desta vez, é a área de trabalho que determinará os intervalos de espaço.
#Circulação: a circulação da cozinha não funciona igual à da sala, precisando de um espaço muito maior para as funções que ali serão realizadas. Por isso, o corredor não deve possuir barreiras e deve ter 1 m de largura. Essa mobilidade também garante a movimentação livre de duas pessoas.
#Portas: as portas costumam medir 80 cm por causa dos eletrodomésticos. Na planta acima não se consegue abrir a porta de entrada ao mesmo tempo em que se abre a da geladeira, mas isto não é um problema. No cotidiano a porta da cozinha costuma ficar aberta, ou então muitos imóveis apostam na porta de correr para não ocupar um espaço sagrado.
#Eletrodomésticos: nem a geladeira ou o fogão devem estar encostados nas paredes ou nos móvels adjacentes, já que geram calor que precisa ser dissipado. No caso, o manual técnico de cada produto informará os distanciamentos, mas geralmente o sugerido é a partir de 10 cm de cada lado.
Uma atenção especial deve ser dada ao fogão. Quando o forno está aberto acaba se ocupando mais espaço, sendo então importante que restem 65 cm livres ou mais para que a pessoa possa agachar, retirar o recipiente do interior e levantar sem risco de esbarrões.
_Quartos
#Circulação: os quartos pedem por corredores de 60 cm para uma circulação livre e ser obstáculos.
#Cama: nas duas laterais preserve a passagem mínima de 60 cm, o que pode possibilitar a existência de dois criados-mudos ou que a pessoa se sente para calçar os sapatos.
#Guarda-roupa: cada folha de um armário de três portas, no caso, pede por 45 cm quando aberta. As gavetas pedem por 40 cm. Se o modelo de armário for maior, deve-se usar portas de correr para sua abertura. Na frente do guarda-roupa devem ser mantidos 60 cm.

_Banheiro
Neste modelo de planta os banheiros serão bem pequenos, mas as dicas a seguir ajuda a conseguir a funcionalidade ideal ao utilizá-los.
#Porta: geralmente medindo 60 cm, neste modelo a porta deve estar fechada para abrir a do gabinete da pia. Além disso, o vão da entrada do local determinará a profundidade deste móvel. Caso de pense em uma porta acessível a cadeirantes, com cerca de 80 cm, a bancada deveria ficar com no máximo 48 cm.
#Vaso sanitário: novamente, os 60 cm devem estar presentes entre o vaso e a parede oposta, o que também garantirá acesso à área de banho. Já suas laterais devem possuir 30 cm de distância de outros elementos. Isso dará mais conforto e possibilitará a presença de uma lixeira e papeleira.
#Área de banho: a largura mínima para este espaço ser confortável é de 90 cm, permitindo ao usuário se agachar e se movimentar livremente durante as ações do banho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário