quinta-feira, 2 de julho de 2015

Casa Cor São Paulo 2015

A maior mostra de decoração da América Latina abre as portas para o público e apresenta muitas novidades do setor.
Mais verde e amarela do que nunca, a Casa Cor São Paulo chega à 29ª edição em 2015. Com a brasilidade como tema, os participantes tiveram a agradável missão de exaltar a arte e o design nacional em seus ambientes. O resultado é uma interessante mistura de cores, texturas e formas.




Com um toque mais intimista se comparado às versões anteriores, o evento conta com 70 espaços elaborados por um time de profissionais de destaque na área. Pelos corredores do Jockey Club de São Paulo, sede da mostra, será possível contemplar suítes, salas de banho, livings, salas de jantar, jardins, escritórios e espaços comerciais, entre muitos outros.
As áreas de convívio, como praças, salas amplas, cozinhas generosas e praças, também aparecem como uma forte tendência desta edição, definida pelos organizadores como o “compartilhar”.
Outro ponto alto do evento é a preocupação com o meio ambiente. Diversos arquitetos, designers de interiores e paisagistas apostaram em soluções que não prejudicam a natureza, como revestimentos que imitam madeira e jardins com espécies que necessitam de pouca água para sobreviver (a crise hídrica agradece!). A iluminação de LED também pode ser vista em diferentes espaços – uma forma de economizar energia elétrica sem deixar a estética de lado.
Ambientes pequenos, médios e grandes convivem em harmonia na Casa Cor SP – há opções para todos os gostos. Enquanto a arquiteta Brunete Fraccaroli apresenta um espaço de 300 m² com direito a ambiente gourmet, living e suíte, Caroline Elkis mostra que é possível garantir conforto em apenas 21 m². O apartamento criado por ela tem uma cama que pode ser içada e, assim, libera centímetros preciosos para aquela reunião com os amigos na quitinete. Mais uma prova de que a versatilidade circula livremente pelos corredores do local.
A Casa Cor SP funcionará até o dia 12 de julho. Confira, a seguir, todos os ambientes que compõem a mostra, uma das mais aguardadas da América Latina.
Ao final da Casa Cor, o tapete único será leiloado e terá a sua renda revertida para ajudar as vítimas do terremoto que devastou o país.
O arquiteto Roberto Migotto criou uma área de 300 m² repleta de materiais e móveis nacionais. Com parede de pau a pique, o ambiente ganhou tapete desenhado por ele e produzido no Nepal.
Ana Maria Vieira Santos planejou o Haras Espelho D’Água, que soma 550 m². O ambiente conta com cozinha gourmet, bar, banheiro, living e um pátio para os cavalos.
Peças desenhadas pela arquiteta especialmente para a mostra fazem parte do ambiente.
Aconchego, praticidade e integração com a natureza são as marcas do projeto assinado por Ana Maria Vieira Santos.
O nome do ambiente assinado pela arquiteta Marina Linhares não poderia ser melhor: Casa da Gente. Aconchegante, o espaço teve suas paredes revestidas com madeira reflorestada.
A casa existente no local tinha apenas 25 m². Apaixonada pela simplicidade do espaço, Marina Linhares decidiu ampliá-la – o ambiente ficou com 95 m².
Criação do arquiteto Dado Castello Branco, a Casa Flamboyant é um espaço de convivência sempre aberto para receber os amigos.
Os móveis confortáveis tratam de acomodar os visitantes da casa Flamboyant, assinada por Dado Castello Branco.
Com 85 m², o ambiente se destaca pela base neutra mesclada com o colorido das obras do artista Vik Muniz. Uma delas custa US$ 55 mil.
No quarto, móveis brasileiros dão toque delicado à composição com o quadro de Arakém Alcântara deslocado propositalmente do eixo central do ambiente.
O banheiro do projeto de Dado Castello Branco mistura o aconchego da madeira com revestimentos neutros. 
A varanda é um convite à contemplação da natureza.
Assinado pela designer de interiores Patrícia Pasquini, o Quarto do Menino tem 40 m² e foi idealizado para um garoto de nove anos. O espaço reúne cama, área de lazer e de estudos.
Patrícia Pasquini mesclou tons madeirados com cores vibrantes no Quarto do Menino. A estante em formato zigue-zague foi criada pelo artista plástico Flavio Sponton.
Fabiana Frattini assina o Lounge da Boxeadora. Com 30 m², o espaço é dedicado a uma mulher que gosta de praticar atividades físicas.
Integrados, o living e a sala de ginástica ganharam tons femininos, como vermelho e rosa. O sofá vintage arremata a composição.
Direto do Rio de Janeiro (RJ), Marcia, Manu Muller e Julia Abreu, da M3 Arquitetura, misturam a leveza da decoração carioca com pitadas neoclássicas, lustres dourados e tecidos adamascados no Estar São Paulo Rio.
O arquiteto Olegário de Sá e o designer de interiores Gilberto Cioni planejaram a Casa da Árvore. Aqui, atmosfera rústica toma conta e é reforçada pelo uso de materiais sustentáveis – cerâmica que imita madeira no piso e compensado no forro.
O ambiente assinado pelo designer de interiores baiano Gustavo Jansen privilegia o conforto. O tom Marsala (tendência de 2015) foi harmonizado com detalhe madeirados.
Rodrigo Kolton e Beto Monzon planejaram o Hall do Colecionador do Apartamento 1, ambiente adornado por diversas obras de arte.
Entre as peças de destaque, Rodrigo Kolton e Beto Monzon escolheram um clique de Valentino Fialdini e uma mesa de antiquário (Arnaldo Danemberg).
A taberna de vinhos criada pela designer de interiores Maria Cláudia Mastrangello e pelo arquiteto Luis Pedro Scalise conta com 30 m² e segue um estilo que mistura descontração com luxo.
Flavia Gerab Tayar assina o Living do Colecionador Brasileiro, ambiente que evidencia a história do mobiliário nacional a partir dos anos 1950.
Além de incluir peças icônicas, Flavia Gerab Tayar decidiu valorizar criações assinadas por novos designers brasileiros, como o estúdio Nada Se Leva, comandado por André Bastos e Guilherme Leite.
Assinado por Francisco Cálio, o Espaço da Família é composto por living, ambiente gourmet e varanda. O objetivo do profissional era garantir conforto a uma família numerosa.
Vidro, que permite a entrada de iluminação natural, piso ecológico e móveis com acabamento em laca são os destaques do ambiente assinado por Francisco Cálio.
Esther Giobbi buscou inspiração em um morador que gosta de arte e viagens para compor a Casa 11, ambiente que mistura móveis da marca norte-americana Holly Hunt com peças trazidas da Índia.
O cuidado com o meio ambiente também está presente no projeto de Esther Giobbi – ela usou pinus reflorestado no piso e no teto.
O arquiteto Gui Mattos criou um espaço aberto com linhas simples e sofisticadas para a Marquise Deca .
Diferentes ambientes foram construídos ao redor de uma coluna central. Entre eles, o quarto de casal.
A lavanderia e o banheiros, todos envoltos por uma cortina de fios dourados.
O Restaurante Casa Cor foi planejado pela dupla Frederico Moran e Haroldo de Barros Rodrigues. Com 412 m², o espaço se destaca pelo mix de decoração clássica com elementos contemporâneos.
A arquiteta Cilene Monteiro Lupi assina o ambiente nomeado como Apartamento Alto de Pinheiros 067 Hermann Jr, que mostra a decoração de um imóvel real – com 290 m².
 Assinado por Cilene Monteiro Lupi, o ambiente conta com diversas peças assinadas por profissionais nacionais, como o designer Sérgio J. Matos.
O arquiteto David Bastos assina a Casa do Bosque, ambiente de 75 m² que se integra totalmente à natureza. 
Segundo ele, a construção é capaz de se adaptar a diferentes paisagens e condições climáticas do Brasil. 
A Suíte Master foi assinada pelos arquitetos Toninho Noronha e Renato Andrade. Com 70 m², o espaço ganhou uma paleta com diferentes tons de cinza. 
O ambiente tem uma sala de banho com closet e um pequeno espaço para o home office – tudo integrado. 
A designer de interiores Patrícia Hagobian planejou o Lounge do Banho, um espaço de 70 m² que reúne trabalhos de brasileiros renomados, como Jader Almeida e Pedro Mendes.
Projetado pela paisagista Chris Pierro, o Jardim das Casas é um verdadeiro recanto para relaxar. Os destaques do espaço são o pergolado e as confortáveis poltronas redondas. 
O paisagista Marcelo Faisal criou um jardim 100% sustentável, com epécies que exigem pouca água.
Liderado pelas arquitetas Mayara Clá e Natasha Haddad, o espaço Atelier do Enxoval de 38m² privelegia a integração dos ambientes com móveis e revestimentos recicláveis.
Pedro Lázaro assina o Gabinete de Leitura, que ganhou uma estante na qual todos os livros são posicionados na horizontal.
A arquiteta Brunete Fraccaroli assina o espaço Acqua Que Te Quero Água, com 300 m² divididos em sala, ambiente gourmet e suíte.
Léo Shehtman criou ambinte todo em tons de cinza, com ar contemporâneo e clean.
O espaço monocromático de 325 m² integra living, quarto, banheiro, cozinha e área externa com espelho d’água.
Com 35 m², o ambiente Estar da Família foi criado por Paula Magnani. Ela apostou em uma base neutra para garantir a atmosfera cosmopolita que desejava.
A arquiteta Adriana Giacometti assina o Cinema Boutique, ambiente de 40 m² inspirado em registros de viagem e em elementos da cultura brasileira.
Planejado pela designer de interiores Amanda Damha, o Toilette ganhou uma paleta de cores composta por tons terrosos, que começam no vermelho e seguem até o marrom mais escuro.
A cozinha dos sonhos da arquiteta argentina Graciela Piñero traz um ambiente intimista.
Sala de estar, cozinha e jantar estão juntas no ambiente projetado por Graciela.
Na Adega do Colecionador, Fabio Basani e Tulio Xenofonte desenharam todos os móveis de madeira que revestem as paredes e armazenam os vinhos.
O tecido que revesta as poltronas foi especialmente trazido da Inglaterra e o tapete modular, desenhado por Murilo Weitz.
Francisca Reis, Carolina Grinberg e Guta di Pietro, do escritório Anexo Arquitetura, assinaram o Living e a Sala de Jantar.
O ambiente de 92 m² foi criado para um casal que gosta de arte e fotografia. Para compor o espaço, as profissionais do escritório Anexo Arquitetura contaram com a curadoria da Galeria Canvas.
Beto Gálvez e Nórea Vitto assinam a Sala íntima de Casal, adornada com papel de parede (Coleção Samana, da Orlean).
A designer de interiores Paola Ribeiro assina a Suíte do Colecionador. Com 60 m², o espaço foi divido em quarto, banheiro, sala de estar e home office.
Mariana Noronha e Samra Akad assinam o criativo Baby Jungle Chic, um quarto de bebê com 15 m². Elas recriaram uma divertida selva, com direito a girafas, macacos e onças de pelúcia.
Pintada pela artista Camila Crósta, a árvore gigante é o pano de fundo para a decoração assinada por Mariana Noronha e Samra Akad.
Adriana Consulin e Izilda Moraes planejaram o Home Gourmet, com cozinha e sala de visitas. Peças de design e muita madeira tratam de garantir conforto ao ambiente.
Na Biblioteca de Estar, do arquiteto Bruno Gap, o visitante é recebido por um corredor repleto de livros. O teto foi revestido com espelhos, material que garante amplitude.
Cores neutras e detalhes madeirados compõem a paleta de tons do ambiente.
Para arrematar a ambientação, Bruno Gap transformou livros abertos e fechados em quadros e os posicionou de modo estratégico pelo espaço.
O Lounge Vintage foi planejado pelos arquitetos Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes, que apostaram móveis das décadas de 1950 e 1960.
Os lustres (Venini) complementam o cenário, bem como a poltrona assinada pela designer espanhola Patricia Urquiola.
Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli estão à frente do Living Sublime. O espaço de 70 m² exalta o trabalho de artistas brasileiros, como Vik Muniz, Sergio Fingermann e Fernanda Naman.
Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli assinam diversos móveis do ambiente, como a mesa de centro, o aparador e as arandelas de cobre.
Conhecido por esbanjar criatividade, o arquiteto goiano Leo Romano assina ambiente com mais de 2 mil metros de barbantes amarrados em ganchos para garantir efeito tridimensional.
Luminárias feitas com cabeças de palhaços e espelhos redondos gigantes apoiados no piso são destaque no ambiente assinado por Leo Romano .
A arquiteta Camila Klein é a responsável pela criação do ambiente Garage Lounge Renault. Com 50 m², o espaço tem estrutura de madeira moldada.
Adriana Scartaris e Semara Brito planejaram a Joalheria, ambiente comercial com aquele jeitinho de casa. O destaque do espaço é a presença da cor Marsala, escolhida como a tonalidade do ano pela Pantone.
Criado por Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama, Café-Bar tem 80 m².
Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama apostaram em um teto rebaixado com formato geométrico. O detalhe foi desenvolvido com gesso.
Investimos em formatos e cores que promovem integração e sensação de bem-estar”, dizem os profissionais.  
A arquiteta Myrna Porcaro assina o espaço de 97 m² inspirado no Morar Brasileiro em Miami.
O objetivo, de acordo com a arquiteta, era criar uma fusão entre as culturas e os estilos de vida do Brasil e dos Estados Unidos.
No ambiente de 400 m² o arquiteto paranaense Guilherme Torres quis criar uma atmosfera cosmopolita, lúdica e contemporânea.
A partir de uma base preta e branca, Guilherme Torres escolheu móveis e revestimentos luxuosos.
O objetivo de Torres era fazer uma homenagem ao Jockey Club de São Paulo – palco de grandes festas da elite paulistana.
Os arquitetos Claudia Alionis e Eduardo Bessa, do escritório Cactus Arquitetura e Urbanismo, assinam a Varanda e o Banheiro da Casa Cor 2015. O espaço é uma agradável mistura de materiais rústicos, modernos e aconchegantes.
Claudia Alionis e Eduardo Bessa combinaram elemwentos rústicos e sofisticados nos bamheiros, provando que a mistura pode dar certo.
O paisagista Gilberto Elkis assina o Jardim do Bosque, que recepciona os visitantes da Casa Cor. A área de 800 m² conta com espécies tropicais e um lago com peixes.
Materiais naturais e cores neutras se combinam no Refúgio da Montanha, projetado por Fabio Morozini.
A mesa de jantar faz a união entre a sala de estar e a cozinha, no ambiente projetado por Fabio Morozini.
O ambiente Lagom, criado por Patricia Martinez, ganhou forro e piso de bambu. Patricia escolheu o material por ser uma opção que alia estética e sustentabilidade.
Com 70 m², o espaço ganhou de Patricia Martinez encanta pela delicadeza e o uso de madeira natural.
Caroline Elkis assina o menor ambiente da Casa Cor: o Mini Studio, que tem apenas 21 m². Composto por living, jantar, quarto e banheiro.
Feita com madeira de demolição, a cama pode ser suspensa. “Assim, o estúdio se transforma em um salão aberto”, diz Caroline.
O designer de interiores Fernando Piva assina o Loft Cosmopolita, que reúne tons neutros como bege, cinza e marrom. Com 90 m², o espaço conta com móveis das marcas Etel e Vermeil.
Integrante do Loft Cosmopolita, o espaço gourmet tem móveis da Kitchens e eletrodomésticos da Viking. As bancadas (Corian®) foram feitas sob medida.
O paisagista Roberto Riscala buscou inspiração em um estrangeiro que acabou de fixar residência no Brasil para criar Varanda do Colecionador, ambiente que soma 50 m².
A arquiteta Orlane Santos buscou inspiração nas riquezas naturais e culturais de Manaus para compor o Banheiro Feminino do Boulevard. Com 26 m², o espaço ganhou detalhes em dourado e rosa queimado – que fazem uma alusão ao teatro.
A Casa Container leva a assinatura de Daniel Kalil e Karinna Buchalla, que usaram cinco contêineres para criar o espaço de 170 m².
Daniel Kalil e Karinna Buchalla criaram uma Casa Container em apenas 15 dias, com iluminação toda de LED.
O espaço foi revestido com lã de garrafas PET, material que assegura conforto termoacústico.
A arquiteta Érica Salguero assina o Espaço Gourmet De’ Longhi, de 80 m². O espaço é uma releitura moderna de cafés italianos.
Planejado por Juliana Freitas e João Jadão, o Jardim H2O ganhou espécies que exigem pouca água. O objetivo era diminuir a quantidade do recurso para a manutenção do espaço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário